ESTAMOS EXIBINDO

O elo principal entre os filmes da última mostra do semestre é o do “primeiro amor”. A programação foi elaborada, prioritariamente, a partir dele — porém não limitada a este único aspecto. As ramificações, tanto temáticas quanto formais, implicam em percepções diversas sobre a linguagem do cinema e sobre questões que envolvem desejo, amor, alteridade, formação e amadurecimento.

Optamos por entrecruzar filmes consagrados pela crítica cinematográfica e pela história, como é o caso de Monika e o Desejo e Clamor do Sexo, com outros que, por motivos diversos, não possuíram/possuem uma recepção tão ampla. Assim sendo, a mostra é guiada tanto pela descoberta de novas obras e autores como pela revisão de clássicos vitais. 

13/04 Clamor do Sexo

Bud e Deanie vivem em uma pequena cidade do Kansas no final da década de 1920. Apaixonados, eles sofrem com a repressão sexual da sociedade da época. 

Direção: Elia Kazan
Ano de lançamento: 1961
País de origem: EUA
Duração: 123 minutos
Gênero: drama
Idioma: inglês com legendas em português

20/04 Retrato de Uma Garota do Fim dos Anos 60 em Bruxelas

Em 1968, uma garota de 15 anos, resolve mudar sua vida. Abandona a escola e vai ao cinema. Lá conhece Paul, um desertor do exército, com quem, depois do filme, sai pelas ruas de Bruxelas. Conversam sobre suas vidas, literatura e amor.

Direção: Chantal Akerman 
Ano de lançamento: 1994
País de origem: França
Duração: 60 minutos
Gênero: drama
Idioma: francês com legendas em português

27/04 Ato Final 

Jovem de quinze anos consegue um emprego em um local de banhos públicos, onde se torna obcecado por uma colega de trabalho. Apesar dela ser comprometida, o rapaz faz o possível para sabotar o relacionamento, a ponto de persegui-la, tornando-se cada vez mais desesperado pela mulher.

Direção: Jerzy Skolimowski  
Ano de lançamento: 1970
País de origem: Inglaterra
Duração: 92 minutos
Gênero: drama
Idioma: inglês com legendas em português

04/05 Frágil Como o Mundo 

Vera e João são jovens apaixonados, e o desejo os obriga a fugir de casa e dos amigos. Isolados em uma floresta, eles prometem nunca se separar. Mas um dia Vera fica doente e João deve buscar ajuda. A fé inabalável no amor deles está prestes a quebrar.

Direção: Rita Azevedo Gomes
Ano de lançamento: 2001
País de origem: Portugal
Duração: 90 minutos
Gênero: drama
Idioma: português

11/05 A Rosa de Ferro 

Um jovem casal, que se encontra numa festa de casamento, combina um encontro no final de semana, durante o qual se perdem em um cemitério; surpreendidos pela escuridão da noite, vagam pelos túmulos na tentativa de encontrar a saída, mas se tornam reféns do medo, do desespero e, por fim, da loucura. 

Direção: Jean Rollin
Ano de lançamento: 1973
País de origem: França
Duração: 80 minutos
Gênero: horror/drama
Idioma: francês com legendas em português

18/05 Monika e o Desejo

Um jovem casal se apaixona e decide fugir da cidade para passar o verão no arquipélago de Estocolmo. 

Direção: Ingmar Bergman
Ano de lançamento: 1953
País de origem: Suécia
Duração: 98 minutos
Gênero: drama
Idioma: sueco com legendas em português

Acesse nosso Instagram para acompanhar as datas das sessões e debates. Para mais informações: linktr.ee/cinecluberogeriosganzerla

Boas sessões!