Próximas exibições

Receba a programação por e-mail

Calendário de Exibições

março 2012
seg ter qua qui sex sáb dom
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Pesquisar

Textos das sessões passadas

A Criança

A Criança

Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne

Um filme humilde no seu elenco. Dois personagens principais: Bruno e Sonia e poucos figurantes nos fazem acompanhar a hora e meia do filme sem perder o interesse. Um drama que ganha sua profundidade por nascer das aparências do que está em cena. Bruno é um personagem que aparenta ser sem valores e egoísta. Contudo depois de ele sofrer o medo de perder a Sonia tenta mudar de atitude, mas esta envolvido em dívidas que não permitem essa mudança.

O filme possui um argumento despretensioso: Bruno é um rapaz que mora nas ruas e que há 9 dias teve um filho com Sonia. Uma tarde, ele decide dar o pequeno Jimmy para adoção sem que ela saiba. Quando ela descobre o que Bruno fez, não quer mais saber dele. Denuncia-o para a polícia e o recusa totalmente. A partir deste ponto o foco muda. Já não acompanhamos mais Bruno e seu olhar sobre a vida, agora olhamos o que acontece com a vida de Bruno depois de suas decisões erradas. Mas os diretores no final decidem trocar o melodrama por um happy ending.

Na filmografia dos diretores, Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne, esse é o filme que encerra a trilogía: o filho é o primeiro filme,  Rosetta o segundo. O filho da mesma maneira que A criança apresenta o tema dos pais como donos do destino de seus pequenos. Reflete sobre como as decisões dos pais influem nas probabilidades de sucesso ou não de seus filhos.

Outro ponto sutil que o filme apresenta é o excelente trabalho com os atores. Bruno, Jérémie Renier , ator, com 13 anos de experiência, leva o filme nas costas na maioria das cenas.

María Lorena Caicedo

Write a comment