setembro 2018

Mostra Ingmar Bergman

É um consenso entre os grandes nomes do cinema que Ingmar Bergman (1918 – 2007) é um dos maiores. Sua obra influencia diretores tão diferentes como Godard, Woody Allen e Tarkovsky; isso não por outro motivo senão porque sua filmografia trata de aspectos essenciais e universais do homem, mantendo uma preocupação aguda com a condição existencial da modernidade.

No ano de seu centenário, Ingmar Bergman é o escolhido para a mostra de setembro do Cineclube Rogério Sganzerla. O diretor sueco produziu mais de 50 filmes, em 60 anos de carreira. Dessa grande safra escolhemos quatro nomes fundamentais, dentre uma lista imensa de ótimos filmes. São obras que tratam de questões como a solidão, o desejo, a morte e o amor.

Sua trajetória começa na década de 40, com tramas de jovens amantes, paisagens urbanas e forte inspiração do neorrealismo. No final da década de 50 seu trabalho alcança maturidade, buscando trazer as angústias do homem diante de questões existenciais como o esvaziamento do sentido da vida, a solidão e os dilemas das relações humanas. O Sétimo Selo, filme que abre a mostra, e Morangos Silvestres são exemplos desse período. As paisagens áridas, o uso do close-up são alguns dos elementos de uma estética minuciosamente trabalhada para expressar a interioridade do homem.

Em meados da década de 60 sua obra passa a ser povoada por personagens femininas e o uso da experimentação, procurando um novo cinema; que, no seu suprassumo, é ambíguo. Desse período há Sonata de Outono e Persona, obra mais ousada, aberta a várias interpretações e possivelmente a mais importante; reflete o cinema e as máscaras que os indivíduos vestem na sociedade; construindo uma experiência que apenas o cinema consegue proporcionar.

Convidamos todas e todos para vir conhecer esse grande artista, se emocionar e debater as obras.

Sétimo Selo, 1958. 100 min – dia 04 de setembro,  terça-feira às 19 horas, no auditório Henrique Fontes (CCE-B).

Após dez anos, um cavaleiro (Max Von Sydow) retorna das Cruzadas e encontra o país devastado pela peste negra. Sua fé em Deus é sensivelmente abalada e enquanto reflete sobre o significado da vida, a Morte (Bengt Ekerot) surge à sua frente querendo levá-lo, pois chegou sua hora. Objetivando ganhar tempo, convida-a para um jogo de xadrez que decidirá se ele parte com a Morte ou não. Tudo depende da sua vitória no jogo e a Morte concorda com o desafio, já que não perde nunca. Evento.

Morangos Silvestre, 1958. 88 min  – dia 11 de setembro,  terça-feira às 19 horas, no auditório Henrique Fontes (CCE-B).

Morangos Silvestres é a viagem de um velho num único dia entre Estocolmo e Lund. E, ao mesmo tempo, conta os sonhos que ele tem durante a viagem. A volta à infância. Sua história. A história de um bacteriologista envolto numa tradição que é apresentada pelo diretor como fúnebre, morta, de um país que já não mais existe. Entre a infância e a coroação de sua história de vida, medeia a amada que não se casou com Isak. Enfim, entre a história acabada e a infância nostálgica, um amor perdido para sempre. Evento.

Sonata de Outono, 1978. 89 min  – dia 18 de setembro,  terça-feira às 19 horas. Local e horário a confirmar.

Uma pianista visita a filha. Enquanto a mãe é uma artista de renome, a filha é tímida e deprimida. Esse encontro tenso, marcado por lembranças do passado, revela uma relação repleta de rancor, ressentimentos e cobranças. Evento.

Persona, 1966. 83 min –  dia 25 de setembro,  terça-feira às 19 horas. Local e horário a confirmar.

Alma, uma enfermeira, deve cuidar de Elisabeth Vogler, uma atriz que está com a saúde muito boa mas se recusa a falar de qualquer jeito. Com a convivência, Alma fala a Elisabeth o tempo todo, inclusive sobre alguns de seus segredos, nunca recebendo resposta. Logo, Alma percebe que sua personalidade está sendo submergida na pessoa de Elisabeth. Evento.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o CRS através das nossas redes sociais ou do nosso email: cineclubesganzerla.cinema@contato.ufsc.br. Esperamos você nas sessões!